Vasco tinha a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias . É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era a mesmo tempo religiosa e guerreira
O Club de Regatas Vasco da Gama é um clube poli-desportivo brasileiro, da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro.
Foi fundado em 21 de agosto de 1898, por um grupo de remadores. O nome do clube é uma homenagem ao navegador português Vasco da Gama, devido à comemoração do quarto centenário da viagem de descoberta do caminho marítimo para as Índias, em 1898. Seu estatuto o define como uma “entidade desportiva, recreativa, educacional, assistencial e filantrópica de utilidade pública, sem fins lucrativos.” O Vasco é, atualmente, o terceiro colocado no ranking anual da CBF.
Em 25 de junho de 2007, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral sancionou o projeto de lei nº 5.052, que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia a fundação do clube.
História
O Club de Regatas Vasco da Gama foi fundado no dia 21 de Agosto de 1898, por iniciativa de quatro jovens remadores cansados de ir até Niterói para praticarem seu esporte favorito. Diversos fatos marcaram os primeiros anos após a fundação, entre eles a eleição do primeiro presidente não-branco da história dos clubes esportivos do Rio, em uma época que o racismo dominava o esporte.
Após o sucesso no mar, no dia 26 de Novembro 1915 o Vasco se funde com o Lusitânia F.C. e forma seu primeiro time de futebol. Em 1923, após vencer a divisão de acesso no ano anterior, o Vasco se une aos grandes clubes do Rio de Janeiro e fatura o título logo no ano de estréia, causando uma enorme controvérsia entre os adversários que fizeram de tudo para retirar o Vasco da competição, alegando que o clube cruzmaltino era formado por atletas de profissão duvidosa e não contava com um estádio em boas condições. Na verdade eles exigiam que o clube excluísse doze atletas da competição, justamente os negros e operários. O Vasco não aceitou os termos exigidos e os adversários formaram uma nova liga, sem o Vasco, que disputou um campeonato paralelo no ano de 1924. No ano seguinte, após diversas discussões, o clube finalmente volta a integrar a divisão de elite do futebol carioca.
Em 1927 o Vasco inaugura o maior estádio do Brasil, o São Januário. Dois anos depois é inaugurada a sua iluminação, passando a ser o único clube do país com estádio em condições de sediar jogos à noite.
Na década de 30 o Vasco se tornou o segundo clube brasileiro a ser convidado para uma excursão internacional. Em 1934, contando com craques como Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Fausto e cia., o Gigante da Colina faturou o Campeonato Carioca.
Após o estadual de 1958, o Gigante da Colina só conquistaria seu próximo título importante em 1966, o Torneio Rio-São Paulo, dividido com outros clubes. Os anos 60 marcaram uma profunda crise no clube que só teria fim em 1969.
Nos anos 70 o Vasco começou a se recuperar timidamente, com o título estadual de 1970 e o surgimento do maior ídolo da história do Clube, Roberto Dinamite. Nessa época o Vasco conquistou títulos importantíssimos como Campeonato Brasileiro de 1974 e o estadual de 1977, conquistado de forma memorável.
A década de 90 marcou a despedida do ídolo Roberto Dinamite em 1993 e a ascensão de novos ídolos como Edmundo, Felipe, Pedrinho e Juninho Pernambucano. Em 1992 começa a conquista do tricampeonato estadual, completado em 93 e 94, para depois, em 1997, em um ano brilhante de Edmundo, conquistar o tricampeonato brasileiro.
O ano do centenário do Clube se iniciou no carnaval com a Unidos da Tijuca homenageando o clube. O samba-enredo foi imortalizado pelos torcedores vascaínos antes mesmo do desfile daquele ano e, até os dias atuais, é cantado pela torcida vascaína. A conquista da Copa Libertadores da América aconteceu apenas cinco dias após o aniversário do Clube. A alegria do centenário só teve uma adversidade: a perda do Mundial Interclubes para o Real Madrid.
No ano seguinte ao centenário, o Vasco conquistaria o Torneio Rio-São Paulo para, em 2000, faturar o tetracampeonato brasileiro e também a Copa Mercosul daquele ano. Os anos seguintes foram de poucas alegrias para a torcida, com exceção de 2003, quando conquistou seu 22° campeonato estadual.
Fonte: Wikipédia