sexta-feira, 16 de julho de 2010

São Januário 2016



O sonho de todo vascaíno finalmente começa a ganhar força.
Estádio São Januário, uma belíssima obra arquitetônica da primeira metade do século XX, sua fachada quase centenária tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, uma obra de valor inestimável para qualquer vascaíno e qualquer braileiro (não importando o time).
Apesar de ser tão valioso, o SJ já estava com uma aparência bem caidinha. Capacidade não muito boa (15.150 pessoas) para um time de tanta tradição como o Vasco da Gama.
Mas a Colina Histórica está para mudar. E pra melhor!
Como a maioria dos vascaínos ligados na internet já sabia, o estádio foi escolhido pelo COI, Comite Olímpico Internacional (tamo bem na fita, heim?), como o estádio que irá abrigar o Rúgbi, mais conhecido como futebol americano. Para quem não sabe o que é Rúgbi (eu gosto de falar Rúgbi. Rúgbi! É legal falar!) vou colocar ai um trecho da Wikipédia sobre o Rúgbi:

"O rugby, rúgbi (português brasileiro) ou râguebi (português europeu) (em inglês: rugby) é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi ou futebol-râguebi. oje, ele é o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.
Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o râguebi de treze (em inglês: rugby league). Para além dessas duas, há o rúgbi de praia, de toque, de sete, em cadeira de rodas e subaquático."


Isso quer dizer então que nós teremos um estádio novinho. Muitas pessoas estão pensando já que o Internacional tem que pagar toda a reforma do Beira Rio para sediar a Copa do Mundo, vamos ter que pagar a reforma do São Januário para as Olimpíadas. Está enganado. A organização, construção e reforma de estádios para as Olimpíadas é todo arcado pelo governo.
Além do mais, isso não será benéfico somente para o Vasco, mas para toda a comunidade em volta do estádio, como as favelas, que sofrerão todo um processo de urbanização para cumprir as exigências do COI.
Até (eu acho que o ano passado, não sei...) Roberto Dinamite mantinha contato com a Lusoarenas para reformar o estádio. Correu muitas críticas na internet falando que ele não deveria parar os contatos, mas ele deve sim, e vou explicar o porque: como é uma obra pública, o governo que vai escolher quem irá reformar o estádio e não o proprietário, que no caso é o Vasco. Então, por enquanto não sabemos quem irá reformar o estádio, mas já sabemos que até 2016 teremos um São Januário novinho em folha, o que já é um bom passo. Só que não podemos o deixar vazio em jogos, pois com a nova capacidade de 40.000 pessoas, o nosso caldeirão vai ferver ainda mais!


Empate, mas com cara de... Vitória!

Na última quarta-feira o Vasco enfrentou em Goiás no Serra Dourada o Goiás. O jogo, que para muitos pessimistas seria uma derrota iminente, acabou em um empate sem gols.
O empate se deve muito a Fernando Prass, que foi a estrela do time nessa noite fazendo belíssimas defesas. Segundo ele, o que o motivou foi um DVD contando a história do goleiro italiano Buffon, que mostrou desde suas estréia, belas defesas, momentos de glória, fracasso até po título do mundial de 2006.
Mas a noite não foi marcada apenas pelas defesas extraordinárias de Prass, contou também com as estréias de Nunes, atacante vindo do Santo André e jogadores recém campeões das categorias de base, como o atacante Jhonatan (acho que é assim que se escreve, hehe!) que joga muito bem por sinal, pode trazer muitas alegrias ao Vasco no futuro.
Apesar do empate o Gigante da Colina continua o vice-lanterna do Brasileirão, com 6 pontos, afrente apenas do Atlético-GO (me Poupe!). Mas vamos dar um desconto, pois o Vasco só vai mostrar suas garras no jogo contra o Vitória, que é quando a janela de transferência se abre. Até lá só resta torcer para o PC Gusmão fazer milagre com o atual time.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O retorno do Maestro


Felipe foi anunciado com grande festa hoje em São Januário. O evento foi transmitido por todas as redes sociais vascaínas.
O jogador que teve sua carrera iniciada do time da Cruz-de-Malta retorna ao Vasco para uma tarefa muito difícil: reeguer a Nau Vascaína que há muito tempo está em decadência.
É uma tarefa difícil, mas não impossível,pois ele terá ao seu lado no meio campo vascaíno Zé Roberto e possivelmente Carlos Alberto, se ele conseguir ficar até o fim do ano no Vasco. E ainda terá na equipe o lateral Irrazabal, que veio do Cerro Porteño.
Mas Felipe não foge da responsabilidade e quer resgatar seu prestígio no Vasco:
- Vou procurar fazer o máximo para ajudar. Acho que todo mundo está esperando aquele futebol que eu sempre apresentei e não vou mudar as minhas características. Ajudarei com muito empenho e acredito que o Vasco terá dias melhores – disse o meia.
Apesar de ter sido apresentado hoje, ele só poderá atuar em Agosto, no jogo contra o Vitória, quando abre a janela de transferências internacionais. Até lá, PC Gusmão vai ter que se virar com o atual elenco.

FICHA TÉCNICA
Nome completo: Felipe Jorge Loureiro (Felipe)
Nascimento: 02/09/1977
Peso: 77kg
Altura: 1.76

Clubes:
Vasco (1997/2000 e 2010), Palmeiras (2001), Atlético-MG (2001), Galatasaray (2002/2003), Flamengo (2003/2004), Fluminense (2005), Al-Sadad (2005/2010).

Títulos:
Vasco: Campeonato Brasileiro (1997 e 2000), Campeonato Carioca (1998), Copa Libertadores da América (1998), Torneio Rio São Paulo (1999), Copa Mercosul (2000).
Flamengo: Campeonato Carioca (2004). Fluminense: Campeonato Carioca (2005). Al-Sadd: Primeira Divisão Nacional do Catar (2005/2006) e (2006/2007); Qatar Crown Prince Cup (2005/2006) e (2007/2008); Emir Of Qatar Cup (2006/2007). Seleção Brasileira: Copa América (2004).



terça-feira, 22 de junho de 2010

Cara de Vencedor


O Vasco ano passado prometeu ser um time competitivo e qeu conquista titúlos importantes. No início do ano parecia realidade com a chegada de Dodô. O Vasco até começou muito bem o campeonato carioca, mas foi recaindo em terminando com a demissão de Vágner Mancini. Então entrou Gaúcho e... caiu na Copa do Brasil. Chegou Celso Roth e fez uma "limpeza" na equipe. Vários jogadores foram embora, entre eles Dodô.
Mas esse mar de rosas acabou de repente com a saída de Roth para o Internacional. Todos acharam o fim, mas sua saída foi benéfica. Chegou PC Gusmão, que deixou oo vice-líder do campeonato e veio para o vice-lanterna. Uma salvação.
E a diretoria finalmente mostrou trabalho, contratando Zé Roberto e Felipe, que juntos com Carlos Alberto formam o "Trio dos sonhos" para o meio de campo.
Finalmente esse time começa a ganhar cara de Vencedor.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vasco Eliminado...


Essa quinta foi muito sofrida para os vascaínos. O Vasco foi eliminado da Copa do Brasil e o Flamengo se classificou na Libertadores. Quer pior?
Mas a noite não foi tão ruim. O time do Vasco foi o melhor que eu vi esse ano. Até melhor que naquele 6x0 no Botafogo. Mas a vitória de 3x1 no Vitória não foi suficiente para se classificar.
Essa boa atuação do Vasco da Gama nessa partida mereceu até uma salva de palmas no final da partida.
O jogo foi muito bom, mas o Sr. juiz Evandro Rogério Roman, sem ofensas, não estava à altura de apitar um jogo tão importante como esse. Ele cometeu muitos erros, que prejudicaram o Vasco. O primeiro foi o penalti muito mal marcado sobre o Vasco, o que acabou com uma expulsão que nunca existiu e um gol contra a trave de Fernando Prass. A incompetência ficou mais clara na jogada em que o goleiro Viafara fez um penalti sobre o jogador vascaíno. Se fosse para ele usar os mesmos critérios que foi usado no penalti anterior, o goleiro colombiano deveria ser expulso. E assim o Vasco consequentemente faria o quarto gol, pois o Vitória seria obrigado a escalar um jogador de linha no gol.
A revolta vascaína foi tão grande que o juiz teve que sair do São Januário escoltado por policiais.
Mas, apesar disso, os cruzmaltinos estão felizes com a atuação vascaína. O único pedido de uma torcida organizada durante o jogo foi a de contratações de nomes de peso para o Brasileirão.
A diretoria do Gigante da Colina já tem nomes para reforçar o Vasco. Na lista de contratações do Vasco já estão o zagueiro Avendaño, do Gmnasia, o meia Zé Roberto, do Schalke 04, e os atacantes Nunes, do Santo André, Ariel, do Curitiba e Ezequiel Miralles, do Colo-Colo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Zé Roberto mais perto do Vasco.


O acerto com o ex-Flamengo Zé Roberto já está quase concluído. O atacante brasileiro está atuando atualmente na Alemanha, no Schalke 04.
A diretoria vascaína está esperando apenas a liberação do Schalke 04 para anunciar o jogador oficialmente. Mas, ele só poderia jogar pelo Gigante da Colina em Agosto, já que seu registro na CBF será feito junto a janela de transferências do exterior.
o jogador está resolvendo problemas particulares em Salvador e será um bom contrato feito pelo Vasco.
O time também já contratou para se reforçar para o Brasileirão 2010 o zagueiro Nunes, do Santo André, que se tudo ocorrer bem, deverá ser apresentado nessa sexta-feira.
O Vasco também está de olho do goleador do Colo-Colo Ezequiel Miralles, e no atacante do Curitiba Ariel, que poderia ser trocado por Fumagalli. O que importa é: o Vasco está se reforçando para o Brasileirão 2010.

Tarefa difícil para o Vasco hoje


Hoje à noite o Vasco tem uma difícil tarefa em São Januário: Ganhar do Vitória(BA) com pelo menos 3 gols de diferença.
Pode ser uma tarefa muito complicada, mas fica bem mais fácil com o apoio da torcida. Por isso essa semana o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, e o jogador Élton, pediram a nação cruzmaltina para comparecer ao estádio para apoiar a equipe.
O Vasco promete estar totalmente ofensivo. Prova disso é que o técnico vascaíno, Gaúcho, colocou o capitão e meia vascaíno Carlos Alberto no ataque.
Segundo ele, o Carlos Alberto trabalha muito bem nas construções de jogadas, mas o que adianta sem finalizar. Gaúcho acha que com Carlos Alerto mais ofensivo as chances de gol são mais claras. Isso fica óbvio em suas atuações no time da colina. Mesmo com o Vasco em baixa, o camisa 19 se sobressai dos demais da equipe.
Outra medida ofensiva do time cruzmaltino foi a entrada de Dodô como titular na partida. Dodô que fez 38 anos nessa semana.
Para o dia ficar perfeito, para mim, não basta o Vasco passar de fase. Como bom vascaíno, após o jogo, vou virar por 90 minutos corintiano. Basta o Corinthias fazer 2x0. Desse jeito a felicidade vai ser total.
Até o próximo post!